
Samuel Colt foi um dos mais importantes e conhecidos fabricantes de armas de fogo do mundo; Nascido em 19 de julho de 1814 na cidade de Hartford, Connecticut.Ele desenvolveu o primeiro revólver com cilindro (tambor) removível, o modelo Colt 45 que foi patenteado na Inglaterra.
A Patent Arms Company foi a sua primeira fábrica (Paterson, 1836), onde começou a produzir revólveres e carabinas por ele mesmo desenhados.
Samuel revolucionou os processos de fabricação através de peças intercambiáveis.

Inovador também foi o revólver por ele desenvolvido com a vantagem de ser de fácil manuseio e recarregamento (Se compararmos com as armas da época, pesadas, imprecisas e com acabamento grosseiro), além de ser mais barato que as demais concorrentes.

Após a falência da Patent Arms Company, fundou a Patent Arms Manufacturing Co. (1842) que obteve êxito produzindo e vendendo armas utilizadas na guerra do méxico, abastecendo de armas as forças militares dos E.U.A U.S. Dragoon e Texas Rangers.
Com o crescimento dos negócios uma nova fábrica foi instalada na Inglaterra no ano de 1851.
A arma de culatra rotativa dele ficou tão popular que o palavra Potro (Colt) às vezes era usada como um termo genérico para o revólver. E a partir daí a empresa foi incorporando e comprando outras concorrentes. tornando seu fundador em um dos mais poderosos homens de negócios dos Estados Unidos, do século XIX.A sociedade com Samuel F.B.Morse trouxe negócios como armas de guerra e cabos de telégrafo submarino.
A partir de 1860 passou a fornecer armas para as forças da União durante a guerra civil norte-americana e morreu dois anos depois quando tinha sob sua indústria mais de 100 empregados e produzido mais de 400.000 armas de fogo.
Morreu em sua cidade natal e seus restos mortais repousam no Cedar Hill Cemetery, Hartford, Connecticut, USA. Após sua morte a companhia permaneceu com sua família até ser vendida (1901) para um grupo de investidores e atualmente a empresa fabrica armas mundialmente conhecidas como:
- Os revólveres Colt Phyton e Anaconda (357 magnum).
- A Pistola Colt 1911 (45 acp)
- Os fuzis e carabinas AR 15, M16, commando m4, m4a1 (5,56mm ou .223) entre outros



O famoso modelo Colt .45 Peacemaker ou " Pacificador" de ação simples foi adotado inicialmente pela cavalaria norte americana.Esta arma teve grande influência na colonização do Oeste dos EUA.Com o decorrer dos anos o projeto foi sendo aperfeiçoado, principalmente com o advento da munição de cartucho metálico, ja que ate então o revólver tinha que ser municiado em cada câmara com espoleta, pólvora (negra)e projétil.A fábrica smith&wesson fundada em 1854 concorria diretamente com a Colt com modelos em cal. 44 de cartuchos metalicos, através de uma patente que impediu o avanço tecnológico da Colt por alguns anos(no ano de 1865 a Colt lançou seu modelo em cartucho metálico, o que a fez mais confiável e eficiente).No ano de 1899 A S&W apresentou ao mercado o primeiro revólver de ação dupla e tambor basculante(o que proporcionava um municiamento rápido e a retirada facilitada das cápsulas deflagradas), dando origem ao revólver moderno, sendo copiado por quase todos os fabricantes da época.Este modelo ficou conhecido como Militar-Policial.
A partir de 1911 foi iniciado o processo de fabricação de pistolas semi-automáticas em calibre .45 ACP.
Durante a guerra do Vietnã, passou a produzir o fuzil de assalto M-16 (projeto da ArmaLite) sob concessão do governo dos EUA.

Um comentário:
Postar um comentário